terça-feira, 30 de novembro de 2010

Para que eu vou trabalhar?

        Nos últimos dias, o Rio de Janeiro tem passado por inúmeras operações policias na tentativa de inibir o trafico na cidade e tentar passar certa segurança a moradores do complexo do Alemão.
         No meio dessas inúmeras operações foi encontrada uma casa no meio do complexo que teoricamente não é uma casa de nível de favela, mas sim uma casa que teoricamente precisaria de uma pessoa que trabalhe e que seja bem remunerada para ter condições de construir uma casa com o nível que foi encontrado pelos militares. Ao subir o morro os oficiais chegaram a uma casa no alto, que tinha uma visão privilegiada de toda a favela, que através da varanda da casa poderia se ver tudo o que acontecia por todos os cantos.
         Porem o pequeno detalhe é que a casa era de um dos traficantes que comandava o trafico dentro da favela, e alem disso era uma casa de luxo, no qual tinha banheira de hidromassagem, televisão de plasma, vídeo games de ultima geração dentre outras pequenas coisas na qual todo e qualquer brasileiro deseja para ter um mínimo de conforto e comodidade.
E tendo um exemplo como este, que criança que viu essa reportagem que vai querer ter um trabalho duro? Que criança que vai ter o sonho de ser astronauta e pisar na lua? Que criança que vai ter vontade de estudar igual condenado para chegar no futuro ter um traficante de merda que consegue dinheiro fácil? Nenhuma criança e muito menos adolescente vai ter vontade e empenho de querer batalhar para ter um futuro, vai sempre escolher o caminho mais fácil, caminho no qual na maioria das vezes leva a pessoa a morte muito cedo, que no caso de um traficante de poder como neste caso também não é dito como um problema, afinal de contas foi encontrado um tumulo que disseram ser da mulher de um traficante que tinha utilitários dentro do tumulo, agora pare pra pensar, qual seria a necessidade de colocar uma televisão dentro de um tumulo? A pessoa que esta morta as vezes pode querer ver as ultimas noticias do mundo da morte, ou talvez cansar de ficar na posição deitada e levantar um pouco para ver um programa de fofoca. Se parar pra pensar pode ser que tenha utilidade e eu que esteja errado em relação a isso tudo.
         São situações assim que comprova como o trafico esta ocorrendo sem qualquer controle e sem qualquer limite, não somente na cidade do Rio, mais sim em vários cantos do Brasil. A única diferença que no Rio as coisas passaram a ocorrer em quantidades incontroláveis e infelizmente chegou ao ponto de ter que chamar o exercito, a policia federal e a marinha. Nada que esta acontecendo pode ser explicado, pode ser motivo de vergonha para uma nação, nação na qual as pessoas passam necessidades de fome, falta de moradia, falta de educação, enquanto um zé ninguém consegue através do trafico construir um patrimônio e comandar um conjunto de favela sem ter que explicar nada a ninguém. Será que algum dia o Brasil vai ter solução? Ou o único interesse e ser pais da copa de 2014? Futebol pode ser mais importante que a vida das pessoas?

(Sugerido por Ana Ianeles)

Um comentário:

  1. "A pessoa que esta morta as vezes pode querer ver as ultimas noticias do mundo da morte, ou talvez cansar de ficar na posição deitada e levantar um pouco para ver um programa de fofoca" haha ótimo texto, concordo plenamente, e como já disse, não acho que essa "guerra" no Rio mudará algo.

    ResponderExcluir