segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Falhas marcam ENEM 2010

      Bom leitor acho que grande maioria no decorrer deste ano foi forçado a escutar sobre o ENEM, estando ou não interessado em realizar a prova. O que deixa sobre a prova uma grande carga de poder responder a todas as expectativas que foram depositadas sobre ela.
         E infelizmente não foi o que foi relatado por uma parte de alunos que a fizeram neste final de semana do dia 06 á 07 de novembro, nos quais todos reclamavam da má organização que a prova recebeu. O que pode ser considerado negativo, tendo em vista a minha opinião sobre o fato, que já não agüentava mais escutar sobre o ENEM, sendo que teoricamente eu não iria realizá-la por ainda estar cursando o 2° ano do Ensino Médio. No qual grande maioria dos meus professores não conseguiam dar uma aula sem comentar algo sobre a prova, o que passou a ser cansativo.
         Mas o pequeno diferencial foi que eu não precisei realizar a prova no intuito de valer uma vaga em uma faculdade. Mas posso ter uma idéia de como ficou a cabeça de grande quantidade de estudantes que passaram grande parte do ano de 2010 pensando no dia da prova, estudando para a realização da prova. Se pararem para pensar podem ter uma pequena noção do ponto que estou tentando destacar.
         Vamos colocar um exemplo de um estudante que estava cursando o 3° ano. Desde o primeiro dia de aula eles começam a escutar sobre a prova do ENEM, pessoas falando incansavelmente em suas cabeças que era uma prova difícil, uma prova que possuía questões de níveis, fáceis, médios e difíceis, no qual escutam a todo momento que cada questão valeria á uma media de tempo de 2,5 minutos para realizá-la, que a partir da aplicação da prova passaria a ser um processo mais seletivo que elevaria o nível das pessoas que conseguiram ingressar nas universidades, em principio nas faculdades federais, que em grande parte, são o sonho de todos os estudantes, ou seja, de maneiras diretas ou indiretas, estes estudantes querendo ou não, foram realizar a prova com uma pressão muito grande, com os nervos á “flor da pele”.
         E chegando o dia das provas acontecem erros banais, erros que podemos denominar de infantis. Erros em folhas de respostas, duplicações de questões, cabeçalhos dos gabaritos que não coincidiam com os dos cadernos de provas, em alguns locais amigos meus chegaram a me relatar brigas entre alunos e aplicadores, falta de energia, desorganização por parte dos fiscais de provas, entre outros erros que poderiam encher esta pagina.
         Bom, indiferente dos meus outros textos, escrevi este na intenção de comentar sobre o tão falando ENEM que não obteve um resultado tão positivo como o que foi esperado, informações já vinculam na internet de que a prova foi cancelada, mais enquanto não se confirma alguém desconsidera ou vai contra algo que eu relatei? E novamente, o ENEM ficou marcado por falhas.

Um comentário:

  1. AHHH nem nesse Enem!!! :P
    uhauahauhau
    Inda bem que minha fase já passou!! :P
    Ta de parabens neguin!!

    ResponderExcluir